O Palacete Bolonha

20:50


O que você faria por amor? A espetacular história de um homem, em Belém do Pará, que construiu um palácio como promessa e testemunho de amor por sua escolhida. E não foi um palácio qualquer. Foi o mais suntuoso e luxuoso exemplo do que a riqueza da borracha poderia permitir comprar em mercados Europeus.


O Palacete Bolonha, segundo relatos familiares, foi a promessa e testemunho de amor de Francisco Bolonha a sua esposa, Alice Tem Brink Bolonha, que não queria deixar a capital do pais, o Rio de Janeiro e vir morar em Belém .

Construído na primeira década do século XX, tinha o que de mais moderno a tecnologia e o dinheiro podiam comprar.
Com cinco pavimentos, incluindo a mansarda, sob a qual o
engenheiro criou espaços que usava como deposito. Nesse pavimento, existe um mirante para visualizar a cidade .
A rede de energia foi executada com eletrodutos de cobre embutidos nas paredes, inovacao na época com sistema de quadros com circuitos, tomadas, interruptores e disjuntores.
A energia trifásica era fornecida pela Para Electric Railways and
Lighting Company, Limited. As redes de água fria e quente atendiam todos os andares do palacete com tubos e conexões de ferro fundido . Havia caixas de descargas externas em metal importada da Inglaterra. Não faltava Gás encanado ( isso. Belém tinha em 1900) e mesmo um inédito refrigerador elétrico com grande capacidade.
O mais curioso dessa história, é que você passa tão rápido na esquina da José Malcher com a Dr. Moraes que já nem vê um espetáculo da cidade. Pare, Olhe.. Nem que seja para contemplar tal prova de amor.
Para ir além, leia esta bela obra que conta esta história. http://migre.me/gTrhc


Fonte: https://www.facebook.com/belemdopassado/

Talvez você também goste de ler:

0 comentários