Sim, essa é outra história que cresci ouvindo sobre o bairro da Marambaia. Nas rodas de conversa de natal dos meus tios e pais de vez em quando ouvia sobre a época em que alguns americanos americanos a Belém e gravaram um filme sobre Serra Pelada. Quando era mais nova até cheguei pesquisar sobre mas nunca encontrava nada a respeito. Até o dia em que meu tio, Jovelino descobriu um vídeo com fotos tiradas pela equipe do filme e respostou no canal dele no Youtube .
O filme veio de um livro de David Kendall - de mesmo nome - e se trata da história de um garoto nascido em meio a selva, filho de um padre e uma mulher nativa do interior do norte do Brasil que pode se transformar em golfinho.
Navegando pelos rios da Amazônia, o padre acaba morrendo e o menino, cresce sem conhecer o pai, embora carregue um crucifixo como lembrança à mulher, mesmo sem saber que a deixava grávida. Após alguns anos, vê sua mãe ser morta por caçadores enquanto ele consegue escapar.
Ao chegar a Belém, o menino conhece um padre que reconhece o crucifixo e passa a cuidar dele, dando roupa e até um novo nome. Mas o pequeno Lázaro, não esquece o que fez com sua mãe e em busca daquele que a matou, reconhece o político famoso e o segue, juntamente com seu amigo Segundo. E a trama segue com o amigo sendo capturado e Lázaro desbravando uma pedreira - que parece com Serra Pelada mas que é só em Marambaia, especificamente uma passagem união e a Rua da Mata. - Para então fugir e voltar à sua casa de origem, transformando-se em golfinho.
Para quem quiser ver o filme, encontrei ele completo mas infelizmente, somente em inglês e sem legendas. Está disponível neste link. (A Marambaia aparece a partir de 01h17m).
O Filme em si não fez muito sucesso lá fora e nem foi aplicada por aqui. Claro que foi citado nos jornais locais mesmo após anos. Então imagina se os moradores que viram de perto toda aquela comoção esqueceriam - não mesmo.
Entre tantas fotos tiradas pela equipe, printei algumas do vídeo original postado pelo ator que fez o vilão Orlando Santos, que disponibilizou também em seu canal e foi o único lugar na internet que encontrei algo do tipo. E estão ai embaixo para vocês mostrarem aos seus familiares ou pais para lembrar deste momento que com certeza virou assunto pela cidade e principalmente para os moradores da Marambaia.
Passagem União como conjunto de filmagem |
Conhece alguém ou os lugares dessas fotos? Comenta ai.
Texto: Daniele Nogueira