A lenda da menina que virou pedra

10:04

A história que vou contar é muito antiga e serviu de aviso para muitos filhos desobedientes durante muito tempo em Belém:



Uma garota, provavelmente adolescente, vivia com a mãe. A mãe, querendo que a filha ajudasse nas tarefas domésticas sempre a mandava fazer as tarefas de casa. Numa certa sexta-feira santa, a mãe mais uma vez pediu a filha que arrumasse a casa, entretanto, a menina se negou.
Disse que não queria. A mãe insistiu, e quem sabe, discutiram por um bom tempo - a mãe mandando, e a menina se negando. Mas num acesso de raiva, a menina pegou a vassoura da mão da mulher mais velha e levantou, como se fosse bater na mãe com o cabo. Naquele mesmo instante a menina se transformou em uma estatua de pedra.
Boatos diziam que a menina de pedra foi levada pra Igreja de Santo Alexandre, antigo Palácio episcopal, onde ficava o Bispo de Belém mas logo transportada para Roma, para que o papa a curasse. Outros diziam que sem jeito de faze-la voltar ao normal, ficou na Igreja escondida durante muitos anos. E quem passasse pela porta da igreja, na época em que estava fechada, ainda poderia vê-la, segurando o cabo da vassoura.

Hoje muitos visitantes chegam a perguntando pela menina de pedra na Igreja de Santo Alexandre, que é também um Museu de Arte Sacra,  Segundo alguns mediadores - que são aqueles que recebem as visitas e explicam sobre o acervo do museu - a menina de pedra é apenas uma lenda, mas que o boato de haver uma escultura segurando uma vassoura poderia ser verdade. No entanto, a escultura em questão, é a Nossa Senhora da Soledade, que hoje está exposta no Coro da Igreja, porém, na época em que a igreja foi reaberta e transformada em Museu, esta peça estava na entrada do palácio, perto de uma escadaria, e como naquele tempo em que estava abandonada, qualquer pessoa poderia entrar na igreja, alguém pode ter colocado uma vassoura em um dos buracos no braços da escultura, e quem tentasse olhar o que estava do lado de dentro, veria uma estatua com um cabo na mão, gerando assim, essa parte da lenda.

Imagem 1 - Nossa Senhora da Soledade (1974) - Arquivo Central do IPHAN

No Site do IPHAN, que contém fotos da reabertura e restauração da Igreja, há uma fotografia em  que é possível ver a escultura de Nossa Senhora da Soledade perto da entrada - e caso alguém olhasse pelas frestas das portas. dando a impressão de que havia uma pessoa ali, o que confirmaria a história de que a Menina que virou pedra na Igreja de Santo Alexandre era apenas uma escultura antiga que um dia pode ter servido para segurar uma vassoura.

Imagem 2 - Nossa Senhora da Soledade (2017) Museu de Arte Sacra

Ainda tá curioso e quer saber mais sobre essa história? Você pode fazer uma visita ao Museu de Arte Sacra para conferir a escultura.


Texto: Daniele Nogueira
Imagem 1 - Acervo Digital IPHAN < http://acervodigital.iphan.gov.br/xmlui/ >
Imagem 2 - Daniele Nogueira

Talvez você também goste de ler:

5 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre me contou essa lenda hj resolvi pesquisar para meu neto

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe sempre me contava.. e hoje eu contei pra minha filha

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe sempre me contava essa história

    ResponderExcluir
  5. Povo antigo gostava de inventar história pra enganar as crianças,tipo papai Noel, coelhinho da páscoa, coelho nem bota ovo, devemos mostrar sempre a verdade para as crianças, para que não se tornem um adulto bobalhão.

    ResponderExcluir