Muiraquitã

15:43

Muiraquitá, Murakitã, Tuxáua-ita (Tupi), Ninací (Tucanos) ou simplesmente muiraquitã, este é um dos amuletos indigenas mais conhecidos. Sob a forma de uma rã ou tartaruga, o muiraquitã está sempre ligado à água, e segundo a crença indigena a rã é a originadora das chuvas e é guardiã dos rios.
Conta-se a lenda, que índias que moravam à beira do rio, mergulhavam em suas águas e de lá retiravam pedras que logo se moldavam, e ofereciam a seus amados, que guardavam como um talismã, acreditando que traria sorte na caça e felicidade ao guerreiro.
Mas a origem deste amuleto está ligado tanto com a crença de que atrairia sorte quanto com as propriedades 'fertilizantes e fecundantes das águas, traçando um paralelo entre elas e o falo ereto'.
Com o uso do amuleto , os guerreiros possuiam um "passaporte" para entrar nas aldeias das amazonas com quem mantinham relações sexuais, e saiam delas sem que fossem molestados.
Hoje ainda acredita-se que o pingente feito com argila na cor verde, com moldes de um pequeno sapo ou uma rã de olhos vermelhos atraía sorte. E é considerado um amuleto que traz a felicidade.

Talvez você também goste de ler:

0 comentários