Grande Hotel

10:14


Grande Hotel, uma das maiores perdas do patrimônio cultural belenense. Demolido para construir o que atualmente é o Hotel Hilton.

A primeira parte do hotel foi inaugurada no início de 1913. O seu dono era Teixeira Martins, que era proprietário do também lendário Cinema Olympia. Construído pela firma Salvador Mesquita & Ca, uma das grandes construtoras do Pará na época, representou um grande momento para a rede hoteleira da capital paraense.

Antes da inauguração do Grande Hotel, a cidade contava com hotéis instalados em edifícios adaptados para uso hoteleiro. No entanto, o Grande Hotel, foi idealizado e construído para funcionar como hotel, ocupando a área de um quarteirão, com banheiros e ventilação natural em todos os quartos, além de usufruir dos avanços tecnológicos disponíveis na época, características constantemente exaltadas nas propagandas encontradas nos jornais do período.

No hall de entrada do hotel, o piso era revestido de mosaicos, sendo as paredes e o teto de estuque ornamentado com lustres de bronze. Já no pavimento térreo, estava situada a sorveteria com máquinas elétricas, geladeiras, frigorífico, além da cozinha, com equipamentos de fabricação francesa. O acesso para os andares superiores era feito por meio de elevador movido à eletricidade, com lotação para quatro pessoas. O primeiro pavimento tinha uma sala de recepção bem decorada. Os quartos, localizados no segundo andar, apresentavam mobiliários luxuosos construídos nas oficinas de J. S. de Freitas & Cia, em Belém, utilizando madeiras das florestas paraenses. O terceiro pavimento servia de mansarda.

No final do ano de 1913 foi inaugurado no espaço do Grande Hotel o Palace Theatre, lugar importante de artes cênicas, que recebeu companhias e artistas do sul do país e do exterior, como Ítala Fausta, Eva Stacchino, Vicente Celestino e outros.

Em 1948 o Grande Hotel, foi vendido para a rede Inter Continental Hotels Corporation, transformando Belém na primeira cidade do mundo a receber o hotel pioneiro dessa rede. Imediatamente, a nova direção do Grande Hotel imprimiu mudanças para adequá-lo aos padrões americanos de conforto, praticidade e eficiência. Nos anos 70, o hotel foi novamente vendido e, mais tarde, demolido para a construção de um novo empreendimento, também hoteleiro - Hotel Hilton Belém. As obras foram iniciadas em 1979.

Foto: Álbum Belém da Saudade.

Talvez você também goste de ler:

3 comentários

  1. Informações do livro: A MEMÓRIA DA HOTELARIA DE BELÉM E O GRANDE HOTEL. 1850-1950/ Dulcilia Maneschy Corrêa Acatauassu Nunes e Larissa Corrêa Acatauassu Nunes Santos - Belém: ABIH-PA, 2016

    ResponderExcluir