Círio: a Fé em Cores e Texturas

08:21


O mês de outubro, é o mais esperado por muitos paraenses, pois comemora-se o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Cheia de emoção, a Mãe de Jesus percorre muitas avenidas de Belém, e tem sempre um manto novo a cada ano.  

O  manto possui bordas personalizadas que envolvem Nossa Senhora de Nazaré,  recoberto de pérolas. Na parte de trás , há raios em degrades de azul, que formam o céu. Contornando os raios, há um terço formando quase um relicário. No cerne, está uma coroa com 12 estrelas. No terço , as “Ave-Marias” são representadas por pequenas rosas em madrepérola.  São símbolos emocionantes , e que chamam a atenção do mundo inteiro.




Para vivenciar esse grande momento, muitos fiéis decoram suas residências, ruas, empresas, embarcações (para o Círio Fluvial) etc. é um enfeite mais bonito que outro. São  flores, guirlandas, imagens de Nossa Senhora, terços, balões, faixas etc. A emoção de  caminhar junto com  a Virgem Maria é muito forte na vida de cada fiel.




 Berlinda

A berlinda que carrega a Imagem da Virgem de Nazaré na procissão do Círio tem 65 anos de história. Na parte interna, possui cetim drapeado no teto e pingentes de cristal. Ao centro, tem um dispositivo próprio para a fixação da imagem. 
Ornamentada com flores naturais nas primeiras horas (madrugada) do dia do Círio, a berlinda é colocada sobre um carro com pneus, que, na procissão, é puxado pela corda conduzida pelos devotos.



As cores da Berlinda:


Lilás: foi usado como contraste para os tons usados esse ano,para dá mais volume visual a berlinda da santa, pois a é um dos símbolos mais importantes do Círio de Nazaré.

Branco:  o branco,  representa paz e pureza.

Rosa:  vem passar a mensagem de mãe acolhedora, mãe de afeto, mãe do povo paraense e mãe do povo da Amazônia. Mostra a feminilidade da santa e ternura do ser de mãe.

Azul:  a berlinda teve a contribuição da cor azul em vários tons do mais claro ao mais escuro, para combinar com o manto majestoso desse ano.


Matéria especial feita por:
Camila Valente
Lucyene Nascimento
Débora Belemita
Daniele Nogueira

Alunas do curso técnico em Comunicação social - rádio e tv, da escola Papa Francisco.

Talvez você também goste de ler:

0 comentários