Eternizados em nossas ruas: Marquês de Herval

09:59



Militar consagrado, Manuel Luís Osório, o Marquês do Herval, nasceu em Conceição do Arroio em 1808 no Rio Grande do Sul e faleceu no Rio de Janeiro 71 anos depois. 
Sua cidade natal teve o nome mudado para Osório, em sua homenagem 54 anos depois, sem consulta popular, por seu interventor federal José Antônio Flores da Cunha, já que ele havia nascido ali.
Porém, até chegar ali, não foi fácil. Manuel conseguiu todos os postos possíveis dentro da hierarquia militar, vida que começou a dedicar a partir dos quinze anos.


Participou dos principais eventos militares do final do século XIX, Dentre as batalhas, General Osório participou da Guerra da Tríplice Aliança, da Revolução Farroupilha e do Exército Brasileiro que participou da Guerra do Paraguai.
Além da vida de soldado, foi também deputado provincial, senador do império, Marechal de exercito e ministro da guerra. Por tanto atributos, o consagraram como "O Legendário". 
Rótulo de cigarros com litografia de Osório, que participou de todas as lutas ocorridas no sul do país desde 1825,

Hoje dando nome a ruas em muitas cidades pelo país e mesmo Escolas, ele é homenageado por sua influencia na história. No Estado onde nasceu foi criado um parque em torno da casa onde cresceu, o Parque Histórico Marechal Manuel Luis Osório, até um protótipo brasileiro de tanque, foi batizado em sua homenagem, O EE-T1 Osório.
Foi casado com Francisca Fagundes, de quem teve quatro filhos. Aos 71 anos faleceu e teve suas cinzas jogadas no Parque no entorno de sua casa no Rio Grande do Sul.

Talvez você também goste de ler:

0 comentários