Uma das primeiras rádios no Brasil, em Belém: Rádio Clube do Pará
10:27Encontrei na internet um post sobre uma das primeiras rádios do Brasil ter sido no Pará, de pé até hoje, a Rádio Clube do Pará se originou em 1928 em uma casa do Largo da Trindade (área que ligava as atuais Praça de Santa'Anna ao Largo da Pólvora), logo depois passou a funcionar em um prédio atrás do Cine Olímpia.
Com discos emprestados ou vendidos em troca de propagandas, funcionava sob o comando dos três pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença. Responsáveis também pela compra dos equipamentos em São Paulo, após ameaça de fechamento se não se adequassem as normas da época, porém, não conseguiram pagar e avisaram que a rádio fecharia naquele mesmo ano, 1937.
Incrivelmente, os ouvintes não deixaram isso acontecer, com doações até do então governador José Malcher e do prefeito Abelardo Condurú. A Clube, torna-se uma empresa comercial.
Ainda em 37 foi instalada em sede própria, no Jurunas. Um prédio chamado de Aldeia do Rádio, onde em 1945, foi construído o auditório da Clube, para 150 pessoas.
![]() |
Prédio da Aldeia do Rádio |
Já em 1954, a prefeitura doou um terreno na Presidente Vargas para uma nova sede. Sem dinheiro, fizeram um acordo como engenheiro Judah Levi. Em troca do segundo andar, foi construído ali o Ed. Palácio do Rádio.
"Agora quando passar pelo condomínio Aldeia do Rádio com Fenando Guilhon saiba que aquela esquina é testemunho da história. Que Roberto Camelier, não é nome de rua por acaso, e que talvez faltasse uma rua Edgar Proença.
Que o Palácio do Rádio, quase imperceptível no vai e vem da Presidente Vargas só foi possível por causa de uma rádio. Sem memória, não se preserva."
![]() |
Fotografia tirada no Rio de Janeiro por ocasião da aquisição de um novo transmissor de 5 kilowatts. Assinatura do contrato entre a Rádio Clube e a firma Byngton &Cia |
Fonte: O Pará nas ondas do Rádio
Página Roberto Camelier
0 comentários