O cemitério da Arthur Bernardes

19:41



"O misterioso cemitério da Arthur Bernardes. O lugar onde os corpos de centenas de dezenas de patriotas teriam sido enterrados, em valas comuns sem qualquer identificação, como uma ato próprio para apagar da história um crime e sumir dos registros com uma das maiores chacinas desta terra. Aconteceu 12 anos antes da tomada da Capital pelos Cabanos, mas , como raros acontecimentos, foi fundamental para a explosão da mais expressiva revolta popular do pais. A história e o mistério de Miramar e suas vítimas ocultas da matança do navio Brigue Palhaço.

Belém vivia dias de revolta. O Grão Pará, antes diretamente ligado a Portugal, negava a autoridade do imperador. Na noite de 16 de outubro de 1823, solados e desordeiros embreagados promoviam ataques a estabelecimentos portugueses na capital. As patrulhas pedem ajuda a força imperial naval sob o comando de John Pascoe Grenfell. O aventureiro inglês tinha sido contratado para subjulgar a revoltada província do norte.

John Pascoe Grenfell


Recolheram a todos sem distinção. 17 foram fuzilados, 256 foram recolhidos a cadeia e depois ao porão de um navio. O Brigue São José Diligente, ganharia o nome de Brigue Palhaço. 
Confinados no porão, fechadas as escotilhas, superlotado, sem ar, e em niveis de calor insuportáveis. Para controlar a revolta no porão , tiros. Enquanto o tumulto aumentava. Como se não bastasse, acabaram por jogal Cal nas única entradas de ar para aqueles 250 homens,

As 7 da manha do dia seguinte, ali estavam 252 corpos com sinais de longa e penosa agonia. Apenas 4 supreviveram. Grenfell negou ter dado a ordem. não assumiu a culpa pelo incidente, argumentando que o ataque não fora executado sob suas ordens. Grenfel ainda chgeou a amarrar o cônego Batista Campos, mentor intelectual da Cabanagem, na boca de um canhão aceso. Morte evitada pela interferência de terceiros.

A negação do crime, serviu de argumento para o sumiço dos corpos. Conta a história que foram enterrados em Miramar, na Arthur Bernardes, valas comuns, sem identificação e sem localização precisa. As muitas tentativas de identificar o cemitério, não saíram do papel."

Fonte: Wikipédia / Arquivo/ Internet -- Belém Antiga

Talvez você também goste de ler:

0 comentários