HOJE NA HISTÓRIA DO PARÁ: 7 de janeiro e a Cabanagem

09:13


07 de janeiro de 1835 - Os cabanos invadem Belém durante a madrugada. Ocorrem algumas lutas e são mortos os oficiais legalistas Silva Santiago (Comandante das Armas) e James Inglis (Comandante Naval). A maioria dos soldados adere aos revolucionários, facilitando a invasão ao Palácio dos Governadores Lauro Sodré, hoje Museu do Estado do Pará, pelos Cabanos. Ao amanhecer do dia 07 de janeiro, os cabanos dominavam a capital da Província e nomeavam para presidente Felix Antônio Malcher.

“O Presidente da Província Bernardo Lobo de Souza, até então escondido na casa de sua amante Maria Amália, e posteriormente de amigos, resolve adentrar o Palácio, esperançoso de contornar a situação [...] Como bem descreveu Antonio Domingos Raiol (Historiador do séc. XIX): “Entrou pela porta com intenção de subir as escadas; porém mal tinha dados alguns paços, quando Miguel Aranha (Cabano), apareceu com aspecto ameaçador e grita em voz alta “– Aí está o malhado!...” Ao ouvir estas palavras Lôbo de Souza parou e quis falar, mas um guarda nacional, tapuio conhecido por Domingos Onça – em ato contínuo deu-lhe um tiro com a mão tão certeira que o prostrou sem dar um gemido, nem proferir uma só palavra!”. (Texto de apoio para mediadores do Museu do Estado do Pará - Coordenação de Educação.)


Museu do Estado do Pará - Local em que Lobo de Souza foi morto por um cabano no dia 7 de janeiro de 1835
(Apesar de ter sido morto na escadaria principal, vale lembrar que ele foi morto em uma escada de madeira. A atual é uma reforma do século XX) Fotografia: Daniele Nogueira

Talvez você também goste de ler:

0 comentários